Equipe de Assistência Social de Crixás realiza Campanha no Combate ao Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente CREAS, CRAS, CMDCA, Conselho Tutelar, Câmara Municipal e demais Secretarias Municipais, realizaram na ultima semana a “Campanha no Combate ao Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes”. A Campanha teve inicio no dia 15 e finalizou dia 18/05, às 17 horas como uma caminhada, onde aconteceu a premiação dos cartazes mais bonitos.

A campanha teve objetivo de mobilizar toda a comunidade Crixaense e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Durante a programação foram desenvolvidas palestras educativas, musicas e vídeos na Escola Municipal, Estadual, Rural e no Centro do idoso.

De acordo com a Assistente Social do CREAS, Simone Liberatti, a ação 18 de maio “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, é uma das ações mais importantes desenvolvidas pelo Creas. “Este ano ficou marcado, porque todos os órgãos que trabalha com violação de direito tiveram que realizar essa ação. Essas ações parecem ser Insignificantes, muitas pessoas podem até pensar que isso não vai dar em nada, Mas é um trabalho de formiguinhas que no passar do tempo as pessoas vão se conscientizar” pontuou.

Breve Histórico do dia 18 de maio

O dia 18 de Maio foi escolhido como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” porque nessa data, em 1973, um crime bárbaro ocorrido em Vitória (ES) chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do dia 18 de Maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade para participar dessa luta