Prefeitura de Crixás realiza 1º Arraiá da Integração

Aconteceu na ultima quinta (28), na quadra poliesportiva da Escola Municipal Pery Marques o “1º Arraiá da Integração”. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Crixás por meio das Secretarias de Assistência Social e de Educação.

Na ocasião, aconteceram apresentações de quadrilhas com os alunos da Escola Municipal Pery Marques, do Cmei Criança Feliz e do grupo do idoso “Mais Vida, Mais Saúde”. O público pôde também saborear diversas guloseimas juninas, como pipoca, bolos, doces, cachorro-quente entre outro.

Breve histórico

As festas juninas no Brasil são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares em Portugal: a Festa de Santo Antônio, a Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente. A música e os instrumentos usados (cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco etc.) estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos ao Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão. As roupas caipiras ou saloias são uma clara referência ao povo campestre que povoou principalmente o nordeste do Brasil e podem-se encontrar muitíssimas semelhanças no modo de vestir caipira no Brasil e em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais iniciaram-se em Portugal, junto com as novidades que, na época dos descobrimentos, os portugueses trouxeram da Ásia, tais como enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora. Embora os balões tenham sido proibidos em muitos lugares do Brasil, são usados na cidade do Porto em Portugal com muita abundância e o céu se enche com milhares deles durante toda a noite.