II Fórum Municipal Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Na ultima quinta (07), foi realizado no auditório da Câmara Municipal de Vereadores o “II Fórum Municipal Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. Evento foi promovido pelo CREAS de Crixás em parceria com CRAS e Secretaria de Assistência social.

O Fórum teve a finalidade de mobilizar e conscientizar a comunidade em geral sobre os direitos da mulher. Orientando-as a não ficarem caladas e procurarem seus direitos quando forem vítimas de violências.

Para a Secretaria de Assistência, Luza Santos, a ação foi de suma importância, devido ao grande índice de Feminicídio no Brasil. A cada minuto uma mulheres sofrem algum tipo de violência seja de seus companheiros, na rua e até mesmo no local de trabalho.

A ação foi alusiva ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, que é comemorado no dia 25 novembro.

Breve Histórico
No dia 25 de novembro de 1960, as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana. As três combatiam fortemente aquela ditadura e pagaram com a própria vida. Seus corpos foram encontrados no fundo de um precipício, estrangulados, com os ossos quebrados. As mortes repercutiram, causando grande comoção no país. Pouco tempo depois, o ditador foi assassinado.

Em 1999, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas instituiu 25 de novembro como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, em homenagem às “Mariposas”. Ou seja, durante um dia no ano, incitam-se reflexões sobre a situação de violência em que vive considerável parte das mulheres em todo o mundo.