Prefeitura de Crixás realiza mobilizações em alusão ao 18 de maio

A Prefeitura de Crixás, através  da Secretaria de  Assistência Social, CREAS, CRAS e Conselho Tutelar realizará durante toda a semana ações de conscientização e prevenção em celebração ao dia 18 de maio – Dia do Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Nesta terça(18), dia “D” da ação, foi realizado uma caminhada pelas principais ruas e avenidas de Crixás, com distribuição de folhetos informativos. A ação faz parte da Campanha “Faça Bonito”, do Governo Federal, que tem como objetivo destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Desde o início da semana a equipe do CREAS vem mobilizado  os demais órgãos públicos, pontos comerciais e a  população  em geral, com a distribuição folhetos, fixação de faixas, anuncio em carro de som e compartilhamento de vídeo.

Sobre o Assunto:

O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, há exatos 47 anos, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.