SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PROMOVE OFICINA DE GRAVIMETRIA DO LIXO

Para melhor entendermos sobre o assunto, vamos ao conceito de Gravimetria de Resíduos Sólidos : O que é a gravimetria de resíduos sólidos? É uma característica física do resíduo que traduz o percentual de cada componente em relação ao peso total da amostra de lixo analisada. A sua composição mais simplista indica papel/papelão, plástico, vidros, metais, matéria orgânica e outros. 28 de abr. de 2021 https://www.google.com/search?q=gravimetria.

A Prefeitura Municipal de Crixás do Tocantins por meio do Ministério Público(MP) e da Secretaria Municipal de Habitação e Meio Ambiente realizou na manhã desta quinta feira, 10, uma Oficina de Gravimetria do lixo, que servirá de base para  a Revisão e Elaboração do PMGIRS (Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos), para os profissionais servidores do município que trabalham com esse tipo de material. O curso foi realizado na Garagem Municipal da Cidade.

O objetivo da capacitação ministrada pela engenheira ambiental Dalvany Lima e pela bióloga Bruna de Almeida, consistiu em orientar e repassar informações sobre o reconhecimento das principais características e composições dos resíduos sólidos que são produzidos no município, identificação de cada material existente, bem como o volume gerado pela população. De acordo com Dalvany, o objetivo do projeto que é viabilizado pelo Ministério Público desde 2019, é “acabar com os lixões”, “A intenção desse projeto é implementar políticas públicas de resíduos sólidos e acabar com os lixões no Estado do Tocantins”, ponderou.

A realização dessa oficina foi muito importante para se esclarecer dúvidas e questionamentos sobre a correta destinação de cada tipo de resíduo e a forma de se aproveitar cada um deles no processo de reciclagem correta.